THALLO

Against Youth-Unemployment

FUNDACAO Thallo: Contra o Desemprego Jovem

A Fundação Thallo tem como objectivo apoiar os jovens no desenvolvimento das suas competências de trabalho e melhorar a sua auto-estima através do mesmo.

Para atingir estes objectivos, a Thallo organiza projectos transnacionais de construção, restauração e renovação, para jovens maiores 18 anos, desempregados e residentes na União Europeia.


Estes projectos são executados por participantes que residam no país onde o projecto é implementado e por participantes (voluntários) de outros países da União Europeia.

A dimensão dos projectos é variável, uns podem ser de pequena dimensão, outros de maior. Desde a renovação de casas, transformação de escritórios, até restauração de Igrejas. A duração dos projectos pode variar de 2 meses até um ano.

A Fundação Thallo pretende colaborar com as Autoridades Locais, empreendedores, proprietários e comunidade local. A aprendizagem cultural a desenvolver pelos participantes, através do contacto com a comunidade local é um factor de grande relevo nestes projectos.

Durante o projecto os participantes podem desenvolver competências de trabalho nas diversas áreas do mesmo, tendo oportunidade de obter experiência em diversas funções. Por exemplo, durante as 32-36 horas de trabalho semanal um jovem pode trabalhar na construção 2 dias da semana, 1 dia fazer trabalho administrativo e noutro colaborar nos processos de instalação.

A Fundação Thallo estabelece sempre um escritório temporário junto ao local do projecto, o que significa que existem igualmente possibilidades de, os jovens colaborarem directamente com a Fundação. Por exemplo, ao nível da gestão do site, apoio administrativo, etc.

As actividades a desenvolver pelos jovens estão directamente ligadas à construção, restauração e renovação, mas também ao trabalho de apoio: pintura, instalação eléctrica, carpintaria, apoio ao trabalho da Fundação, gestão de projectos, planeamento de actividades, organização de workshops, organização de exposições para a comunidade local, culinária cultural, etc.

Durante o projecto decorrem diversos workshops e cursos, permitindo aos participantes capacitar-se na área da construção, restauração e renovação. Da mesma forma, poderão desenvolver as suas competências sociais (permitindo-lhes melhorar as suas possibilidades de obter um emprego) e culturais (através do contacto com a comunidade local e participação em eventos locais).


Qualquer jovem desempregado da União Europeia pode candidatar-se a um projecto.

Os candidatos que a Fundação Thallo está à procura devem estar altamente motivados.

 

Em específico:

·      Jovens desempregados com conhecimentos/ alguma experiência na área da construção e arquitectura ou, com vontade de desenvolver estes conhecimentos e trabalhar na área da construção.

·      Jovens desempregados com experiência na área da gestão de projecto, administração e/ou outra experiência profissional, estando motivados para apoiar os projectos e activadas da Fundação Thallo.

O recrutamento dos participantes é feito por projecto com base nas competências que os jovens pretendem desenvolver (terminar o projecto) e na variedade de candidatos oriundos de diversos países (A Thallo pretende envolver nos seus projectos jovens dos mais diversos países da União Europeia).

 Os candidatos podem entrar em contacto com a  Fundação Thallo através da rede do Programa Juventude em Acção. Desta forma, a Fundação Thallo colabora em parceria com outros Organizações ligadas a este Programa Europeu.

A Fundação Thallo oferece ainda, caso se considere necessário, o apoio de um tutor pessoal.

Devido ao trabalho próximo da Thallo com as Autoridades Locais, empreendedores, proprietários do projecto e gestores de projecto que são da comunidade local, os jovens têm contacto diário com a população local. Um curso de língua Holandesa faz parte dos cursos oferecidos pela Thallo.

No final do projecto, com o envolvimento e responsabilidade de todos, o sucesso do projecto será também o sucesso dos participantes.


Thallo é uma das 3 Horae (deusas das estações) na Mitologia Grega, uma das filhas de Zeus e Themis. Como deusa da Primavera, Thallo associa-se à juventude e ao rejuvenescimento.